Rings

2017 – O Ano das Franquias Intermináveis

2016 ainda não chegou ao fim – o que é desesperador – porém, para a indústria cinematográfica o ano seguinte já anuncia uma leva de novos filmes e grandes promessas de bilheteria mundial. O problema é que ao dar um rápido vislumbre nos lançamentos de 2017, vê-se que o resultado não é nada animador: vários remakes, reboots e continuações insossas irão dar as suas caras nas telonas, evidenciando a falta de inovação de criatividade dos estúdios e dos realizadores.

Confira abaixo uma pequena lista das bombas dos lançamentos previstos para 2017:

 

Piratas do Caribe 5: A Vingança de Salazar

Piratas do Caribe

Esse é um navio que não quer afundar de jeito nenhum. Após o fiasco que foi o 4º filme de Piratas do Caribe, Navegando em Águas Estranhas (2011), a Disney bate mais uma vez na tecla do Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp). O fracasso do filme anterior foi tamanho que o diretor Rob Marshall foi sabiamente substituído por Joachim Rønning e Espen Sandberg (Expedição Kon-Tiki, 2012), mas não alivia o fato de que esta franquia está navegando longe demais.

E mesmo com os escândalos de violência contra a mulher envolvendo Depp, ainda haverá mais do capitão bêbado de rum nas telas – ou seja, mais do mesmo: Johnny Depp preso eternamente em seu papel de Jack Sparrow. O primeiro teaser trailer de “A Vingança de Salazar (Pirates of the Caribbean: Dead men tell no tales, 2017) não parece ser muito diferente do segundo filme da franquia, O Baú da Morte (2006). Enfim, nada de novo nos sete mares.

Lançamento previsto para Maio de 2017.

Spider Man: Homecoming

Spider Man

Depois de tantos filmes, reboots e tudo mais, o amigo do bairro retorna. Nada menos do que a terceira adaptação de Homem-Aranha para o cinema. Dessa vez, motivados pelo sucesso da aparição do personagem em “Capitão América: Guerra Civil” (2016), uma inusitada e caríssima parceria entre Marvel/Disney e a Sony se formou para realizar o filme “Homem-Aranha: De volta ao lar” (Spider Man: Homecoming, 2017).

Já inserido no Universo Marvel, o jovem aranhudo Peter Parker tem a ajuda de ninguém menos que Tony Stark / Homem de Ferro, que lhe dá fazer um traje novo e super high tech. Assim, Parker tenta equilibrar sua vida como um estudante do ensino médio com a luta contra o crime em Nova York. É cruzar os dedos e torcer para que dê certo dessa vez.

Lançamento previsto para Julho de 2017.

Diário de Um Banana 4 – Caindo na Estrada

91jqmpkjkvl-_sl1500_

“Diário de Um Banana” é uma série de livros infanto-juvenis, escrita pelo norte-americano Jeff Kinney, que vai ganhar a sua quarta adaptação para o cinema. Os livros contam a história do desastrado e carismático Greg. Apesar do quarto filme contar com nomes como Alicia Silverstone e Tom Everett Scott, a série não possui muito destaque nas bilheterias. Talvez seja mais um nome em cartaz mesmo.

Lançamento previsto para Maio de 2017.

Velozes e Furiosos 8

velozes-e-furiosos-8-fotos-e-videos-das-filmagens-youtube

8 filmes? 8 filmes? Isso está mais longo do que Freddy Krueger e Jason Voorhees juntos! Chega, gente. Como que carros, corridas, polícia, crimes e Dominic Toretto (Vin Diesel) conseguem render tanto? Sério, me recuso a falar disso. Não tem nem uma sinopse aceitável.

Lançamento previsto para Abril de 2017.

A Múmia

mummy-2017-set-photos-videos-tom-cruise

Estão de brincadeira, né?

Hollywood realmente não aprendeu a deixar os mortos em paz. A mega-produção estadounidense de 1999, que foi uma refilmagem do clássico de 1932, com Boris Karloff, conta com 3 filmes. A Universal já reviveu a múmia, trouxe Escorpião Rei, já trabalhou com múmias chinesas (Jet Li) e tudo mais.

Agora no quarto filme, que nada mais é que um reboot, ao invés do inesquecível Imhotep teremos uma antiga rainha egípcia como vilã. E nada melhor que um elenco de peso com Tom Cruise, Russell Crowe e Sofia Boutella para garantir um retorno financeiro.

Lançamento previsto para Junho de 2017.

Transformers: The Last Knight

tran

Michael Bay não se cansa de explodir coisas. Nada menos do que cinco filmes sobre Optimus Prime e seus amigos. Só para arrecadar bastante. Nada de novo debaixo do Sol.

Lançamento previsto para Julho de 2017.

 

Alien: Covenant

alien-prometheus2

Que Alien é um clássico de Ridley Scott, isso é inegável. O problema é que o sucesso todo rendeu, ao menos, quatro filmes (excluindo os Alien vs Predador). Scott ainda tentou retomar o eixo do universo de Alien com o longa-metragem Prometheus (2012), que não cumprius tanto com as expectativas.

O quinto filme irá focar justamente na origem dos Aliens, sendo uma sequência direta de Prometheus. Uma excelente oportunidade de Scott ajeitar a trama, acertar as pontas soltas e a uni-la ao primeiro filme: “Alien – O 8º passageiro” (Alien, 1979). O elenco ainda contará com Michael Fassbender e Noomi Rapace. Se isso dará certo ou não, resta esperar.

Lançamento previsto para Agosto de 2017.

Meu Malvado Favorito 3

meu-malvado-favorito-3-2

Há que se confessar que o primeiro filme de “Meu Malvado Favorito” (Despicable Me, 2010) tem lá o seu charme. Depois do inesperado sucesso de bilheteria, a Universal Studios produziu uma continuação e também um filme solo dos adoráveis e barulhentos minions. Só que tudo em excesso pode cansar.

A trama de “Meu Malvado Favorito 3” centra-se na busca do irmão gêmeo perdido de Gru, chamado Dru. Além disso, aparece um personagem chamado Balthazar Bratt, uma ex-estrela infantil dos anos 80, que se torna o grande inimigo de Gru. A princípio não parece nada de novo, além do entretenimento infantil.

Lançamento previsto para Junho de 2017.

xXx: Reativado (Triplo X – 3)

triplo-x

Esse tanto de “X” poderia até ser classificação de filme pornô, mas não. Trata-se da velha franquia que deu um mega impulso na carreira de Vin Diesel. O problema é que se o segundo filme de Triplo X já parecia um tanto quanto desnecessário, o terceiro não parece soar bem.

De novo Xander Cage (Diesel) recrutando um grupo, lutando contra um inimigo qualquer, etc. Até o Neymar vai participar do filme, pasmem!

Lançamento previsto para Janeiro de 2017.

Kong: Ilha da Caveira

maxresdefault

Filmes sobre King Kong parecem ser um fetiche cinematográfico. Essa nova versão, dirigida por Jordan Vogt-Roberts (Os Reis do Verão, 2013), gira em torno de um ex-militar (Tom Hiddleston) que viaja com um grupo até a Ilha da Caveira, onde seu irmão desapareceu enquanto procurava um soro que teria o poder de curar todas as doenças. Além do resgate, o grupo terá que irá enfrentar as criaturas que habitam a ilha, rendendo um encontro com o mítico King Kong.

E não para por aí, já que os boatos são de juntar King Kong e Godzilla, num revival de “King Kong vs Godzilla” (Kingukongu tai Gojira, 1962), para se digladiarem livremente nas telas.

Lançamento previsto para Março de 2017.

Sobrenatural 4

insidious-chapter-4-2016

Insidious seria memorável se tivesse parado em seu primeiro filme, em 2011. Ou talvez parado no segundo. Como sempre, a história não tem por onde prosseguir e pretendem voltar ao passado da “parapsicóloga” Elise Rainier.

Lançamento previsto para Outubro de 2017.

 

Chamados (Rings)

Rings

Deixem Sadako Yamamura/Samara Morgan em paz! Como se a obra original japonesa já não tivesse suas continuações, além dos 2 filmes da versão americana, 2017 brindará o público com mais um filme da franquia “O Chamado”.

Dirigido por F. Javier Gutiérrez (Tres Días, 2008), a princípio “Chamados” (Rings, 2017) focará na história de Samara antes da maldição da fita acontecer. A sinopse conta a história de mais um casal de namorados qualquer que se vê investigando a origem da famosa Fita dos 7 Dias. O mais assustador é que há um tom quase metalinguístico afirmando que eles irão descobrir “um filme dentro de um filme”. Preparem-se para o horror – no sentido de ser ruim mesmo.

Lançamento previsto para Fevereiro de 2017.

Resident Evil 6 – O Último Capítulo

Resident Evil 6

Minha nêmesis cinematográfica, sem mais nem menos. E duvido seriamente que este será o “Último Capítulo”, tal qual como o título em português afirma. E olha que o filme anterior já parecia ter esgotado todas as possibilidades do aceitável. Para quem não se lembra, inclusive escrevi uma crítica – bem lá no fundo do baú – sobre Resident Evil 5: Retribuição.

Enfim, mais uma vez teremos Milla Jovovich interpretando uma Alice super overpower, imparável, indestrutível. Prepare-se para o festival de zumbis, tiros, cenas de ação mal coreografadas e muito slow motion: gloriosamente oferecidos por Paul W. S. Anderson. A sorte é que não teremos mais Michelle Rodriguez – sim, a Angelina Jolie genérica!

Lançamento previsto para Janeiro de 2017.

_______

Vale lembrar que 2016 se encerra com a imortal franquia vampiresca de Anjos da Noite – Guerras de Sangue [o pior que isso ainda rende muita bilheteria!], e o ano a seguir parece ser tão “promissor” nesse sentido. Certamente, 2017 tem tudo para ser o ano das Franquias Intermináveis. Então, se quiser escapar o jeito é fugir para as montanhas! E que os Deuses do Cinema tenham piedade de nós…

P.S.: Ainda haverá o 8º episódio de Guerra nas Estrelas, mas Star Wars é Star Wars, né gente? 😉