A Lenda de Tarzan

A Lenda de Tarzan (2016)

Adaptações não são uma novidade no cinema. Especialmente quando se tratam de grandes clássicos e séries aclamadas pelo público. São incontáveis versões e releituras, mas certamente existem algumas que permanecem na mente do espectador. Afinal, quem aí não se lembra da animação Tarzan (1999) da Disney?

Pois bem, a famigerada história escrita Edgar Rice Burroughs ganhou mais uma versão nas telas do cinema: A Lenda de Tarzan (The Legend of Tarzan, 2016). Com direção de David Yates (Harry Potter e as Relíquias da Morte) e roteiro com parceria de Craig Brewer (Entre o Céu e o Inferno) e Adam Cozad (Operação Sombra – Jack Ryan).

A Lenda de Tarzan

Alexander Skarsgård dá vida ao personagem Tarzan/John, cuja trama centra-se anos depois dele ter sido descoberto na selva da África. Tarzan, agora John Clayton III, vive luxuosamente em Londres e é casado com Jane (Margot Robbie). Ele volta ao Congo para servir como um emissário de comércio do Parlamento e reportar as ações do Rei Leopoldo da Bélgica. Ele vai junto com Jane e George Washington Williams (Samuel L. Jackson), um enviado americano. Só que eles não contavam com a astúcia né Chapolin! do Capitão Leon Rom (Christoph Waltz), que transforma Tarzan em um mero peão em seus planos de expansão e escravidão.

Tarzan4 (1)

Ainda que alguns pontos do roteiro sejam interessantes – como o fato de Tarzan ter de lidar com o luto, por exemplo – existem muitos elementos que simplesmente são jogados em tela. Com uma trama bem superficial, pulando literalmente de galho em galho. São tantos plots e subplots, e tantas coisas a serem explicadas, que falta o timing para apresentá-las e usá-las corretamente.

A Lenda de Tarzan

Moldado como um super heroi moderno, Tarzan é como uma espécie de Capitão América da floresta africana. Mesmo assim, essa ainda é uma imagem incompleta. Não é um herói carismático e tampouco desperta tanta empatia, o que torna seus maiores feitos pouco impressionantes.

Visualmente, A Lenda de Tarzan é um deleite – principalmente quando visto em IMAX. Somente isso, como um bonito papel de parede no desktop.

A Lenda de Tarzan

Em geral, A Lenda de Tarzan não apresenta nenhuma nova e memorável roupagem para a história, seguindo a proposta clássica do triângulo mocinho-vilão-mocinha ou donzela em perigo. Porém, atende de modo razoável em seu propósito de entretenimento.

Nota CcW: 06/10.

A Lenda de TarzanFicha Técnica – A Lenda de Tarzan (2016):

Título Original: The Legendof Tarzan. Direção: David Yates. Roteiro: Adam Cozad, Craig Brewer. Elenco: Adam Ganne, Alex Ferns, Alexander Skarsgård, Alicia Woodhouse, Antony Acheampong, Attila G. Kerekes, Bentley Kalu, Cali Nelle, Casper Crump, Charles Babalola, Christian Stevens, Christoph Waltz, David Burge, Djimon Hounsou, Ella Purnell, Guy Potter, John Hurt, Lamin Tamba, Lasco Atkins, Laurence Spellman, Liv Hansen, Mac Pietowski, Madeleine Worrall, Margot Robbie, Mark Preston, Matt Cross, Osy Ikhile, Richard Banks, Roger Evans, Rory J. Saper, Samuel L. Jackson, Simon Russell Beale, Stephen Parker, Teresa Churcher. Gênero: Aventura. País: EUA.