coluna literaria

Casório!? (Lucy Sullivan is Getting Married) – Marian Keyes

Casório

Hoje irei comentar sobre o livro “Casório!?” da Marian Keyes, publicado no Brasil em 2005. Cheios de comédia, romance, drama, depressão e problemas familiares completam a mistura dos livros da autora, que também já escreveu: ‘Sushi’, ‘Férias’, ‘Los Angeles’, ‘Agora ou nunca’, entre outros.

Em Casório somos apresentados a Lucy Sullivan, uma moça de 26 anos, que vive com duas amigas e trabalha em um lugar que detesta. Durante um dia de trabalho, ela e mais três amigas, decidem visitar uma cartomante para saber o que o destino reserva para elas. Cada uma sai da cartomante com uma nova perspectiva, principalmente Lucy, pois ela recebe a notícia que vai se casar em um ano. Porém, tem um pequeno problema: ela não tem noivo! O livro mostra cada previsão da cartomante, e também, como cada uma delas soube lidar com isso. Megan Keyes trabalha mais uma vez dramas familiares, divórcios, amizades e amores.

“Eu detestava minhas coxas mais do que qualquer outra coisa no mundo, e faria qualquer sacrifício para ter coxas fininhas. Costumava até rezar para conseguir isso. Bem, pelo menos rezei uma vez. Foi na missa, em um dia de Natal (…) Depois, quando minha mãe me perguntou qual tinha sido o meu “pedido especial” e contei, ela ficou furiosa, disse que aquilo era uma coisa completamente indigna e inapropriada para pedir. Diante disso tive que voltar, cheia de vergonha, até a igreja. Abaixei a cabeça, com toda a humildade, e pedi coxas mais finas pra minha mãe também, para papai, Chris, Peter, vovó Sullivan, os pobres da África, e qualquer um que gostasse de coxas finas.” – Casório!?

O livro tem um tom de comédia, mas, infelizmente o final foi um tanto quanto óbvio, pelo menos para uma das personagens. Já li alguns livros da autora, e este foi o que me deixou mais irritada. Lucy, uma das personagens principais, tem atitudes muito alto destrutivas e se envolve sempre nas piores confusões. Porém, o lado bom é que ela aprende a lidar um pouco com os seus problemas quando tem que enfrentar uma situação horrível cara a cara.

Geralmente as personagens criadas pela autora lidam com seus problemas com humor, o que deixa o livro com um ‘ar’ mais leve para os assuntos – tão pessoais – que eles abordam. Outra característica da autora é trabalhar com vários personagens. Existe a principal da história, porém, ainda ficamos sabendo de acontecimentos paralelos dos outros. Com uma leitura simples e objetiva Marian Keyes conquista o leitor em suas obras.

E você, já leu algum livro da Marian Keyes?

Avaliação CcW: 6/10